Nomes Provocativos: Me sinto ofendido. Vou comprar.

Uma das preocupações na hora de se criar uma marca é a de não causar sensações negativas nos clientes. Claro, de forma geral, essa premissa está certa. Porém, “ofender” e provocar o público pode causar efeitos positivos.

Um nome que tenha uma mensagem negativa pode mostrar a tua marca como uma que assume riscos, que ameaça o status quo e que é corajosa. Esse nome, no entanto, terá um efeito inverso se for ruim e mal pensado quanto ao público alvo. A técnica de usar nomes provocativos deve levar muito bem seu contexto em consideração..

Nós vamos dar um exemplo: de forma geral, a palavra "virgem" significa alguém que nunca fez sexo. E essa ligação semântica pode, a princípio, parecer negativa. E é! Não quer dizer que seja ruim. Dá para usar essa palavra ao nomear uma companhia aérea.

Essa companhia já existe. Se trata da Virgin Atlantic Airways, uma das maiores companhias aéreas do Reino Unido. E nomear uma companhia aérea de virgem significa que são novos, puros, e que a tua experiência vai ser sempre como uma nova primeira vez. A conotação sexual? Perfeita para posicionar a marca como jovem, moderna e audaciosa.

Para usar um nome provocativo, é necessário conhecer o público-alvo. Clientes mais jovens costumam gostar mais de nomes provocativos do que o público mais velho. O mercado também deve ser analisado. Saber para quem tu estás falando é importante para decidires o que falar.

Os setores que são mais relacionados a estilo de vida, como cosméticos e bebidas, costumam estar mais abertos. Enquanto isso, os ambientes corporativos mais tradicionais podem não gostar muito. Neste segundo caso, dos ambientes corporativos, pode ser uma oportunidade de chutar o balde com grandes riscos.

Te colocares no lugar dos clientes é essencial. O impacto que tu causarás será negativo e provocará, ou será insensível, ofensivo (com o público alvo) e irritará os clientes? Não tem nada de errado, por exemplo, em ter uma churrascaria como a que existe aqui na minha cidade e que se chama Boi Que Berra.

O público alvo é de pessoas que gostam de churrasco em grandes quantidades. Essa provocação evoca justamente essa sensação mais terrena e carnal de comer um animal mais próximo de seu corte. Não espera, no entanto, que todo mundo se sentirá confortável com esse nome. A intenção não pode se agradar a todos.

Também não adianta fazer por fazer. Se ele ficar desconexo e não representar o posicionamento, tu estás cometendo dois erros. Um desses é não respeitar o elemento básico “posicionamento”. O outro é de parecer um aluno da quinta série que gosta de "chocar".

Ainda na ideia de não fazer por fazer, pensa bem em qual mensagem provocativa tu estás usando. Não é uma boa ideia chamar uma escola para reforço educacional de Campo de Concentração. Isso não seria um nome provocador, seria só ofensivo e pronto.

Por último, não tenha medo. Se o nome parece bacana e é provocador, vai com força. Não te esqueças que Snickers é um dos chocolates mais famosos, e gostosos, que existem. E "snicker" significa rir de algo que seria rude rir ou de problemas e erros de alguém.

Se tu ficaste com qualquer dúvida ou precisas de ajuda para criar o nome da tua marca, empresa, serviço ou produto, podes nos chamar e nós ficaremos felizes em ajudar.

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