Recentemente, nós fizemos uma matéria falando sobre nomes provocativos. São aqueles que, através de uma mensagem negativa, causam um efeito positivo. Trabalham com o lado negro da força, subvertendo expectativas e provocando o público.
Hoje, nós trazemos um estudo de caso de um nome criado pelo Autor Atômico: a Nausea Skateboards. O skatista empreendedor morava em uma pequena cidade de interior e tinha a proposta de incentivar a cena de skate, começando com o local de origem. E ela faria isso de duas formas:
A primeira era a de criar um cenário forte e promissor para skate na cidade. Essa marca organizaria e patrocinaria eventos na cidade, incentivaria a prefeitura a fazer obras que fossem benéficas para skatistas, daria liberdade ao skate. Faria um reboliço na cidade.
A segunda era de incentivar os skatistas iniciantes. Ensinaria quem está começando, daria um apoio, ajudaria quem quisesse deixar de ser amador e quisesse se iniciar no profissional. O ambiente do parágrafo anterior seria o pipe do skatista iniciante deste parágrafo.
O cenário era novo e a marca teria um grande percurso pela frente, cheio de obstáculos. A cada vitória alcançada, pegaria embalo para tentar uma manobra nova e vencer o próximo obstáculo. Desenvolver uma comunidade de skatistas seria tentar, cair, se ralar, levantar e ir de novo.
O mesmo aconteceria com os novos skatistas incentivados por essa marca. Desde aprender a pegar embalo até fazer slide tem um longo percurso. Se quebra muito os braços e as pernas até alguém virar o novo Tony Hawk.
A sensação de tentar uma manobra nova causa medo e ansiedade. Estar em cima de um halfpipe pode ser assustador. Entrar na piscina? E se não conseguir subir de novo? Todas essas sensações causam mal estar, embrulham o estômago. É neste momento que a Nausea está presente.
Esse foi caso onde nomes provocativos era uma ótima ideia. Se o cenário do skate é composto por pessoas corajosas e quebradoras de paradigma, o padrão de naming da concorrência nos revelou não ser tão audaciosa assim. São quase sempre nomes seguros de quem anda de bicicleta com rodinhas. A Nausea tem a vibe skatista desde o nome
Para quem não leu o nosso conteúdo sobre nomes do tipo Antimatéria, ele foi o último a sair antes deste estudo de caso. O nome do conteúdo é "Nomes Provocativos: Me sinto ofendido. Vou comprar." Lá explicamos como um nome negativo pode ter efeito positivo e damos alguns exemplos de grandes marcas que aplicam essa técnica.
Se tu ficaste com qualquer dúvida ou precisas de ajuda para criar o nome da tua marca, empresa, serviço ou produto, podes nos chamar e nós ficaremos felizes em ajudar.
Não te esqueças de nos seguir nas redes sociais:
Para mais dicas, inspirações ou simplesmente bons textos para ler, lê nossos outros artigos. E não deixa de conferir o Nitrocast!
Obrigado!