Recentemente, um parceiro me confessou que a empresa em que trabalha teve dificuldades em nomear a hierarquia dos produtos que estava lançando. Surgiram opções nada criativas e que ainda apresentam um problema sério de branding.
As empresas em geral enfrentam dificuldades em nomear os produtos dentro de um esquema hierárquico que faça sentido na relação entre os nomes. Um exemplo de resultado comum é quando um serviço digital oferece a você uma conta premium. É normal que as diferentes assinaturas se escalem de forma similar à seguinte ordem: Prata, Ouro, Platina e Diamante.
Aí eu pergunto: a ideia de colocar Prata e depois Ouro é seguir a hierarquia de medalhas, então o que platina tem a ver? É um metal precioso sim, mas não é uma medalha. Platina vale mais do que ouro? Segundo o site "New Greenfil", a cotação diz que ouro é mais caro. E essa diferença é variável.
E quanto ao diamante? Não é um metal, nem é uma medalha. É mais valioso sim, mas é comparar alhos com bugalhos. Faz tanto sentido quanto eu falar que eu vendo produtos divididos em três tipos de etiqueta: vermelho, laranja e cachorro.
Quer exemplos reais? Veja a Samsung Galaxy e o Xbox. A Samsung possui as variações "Magical", "Royal", "Wonder". Mas qual a relação entre elas? Qual a melhor, qual a mais cara? Qual a diferença?
O Xbox lançou-se com esse nome. Daí, a Microsoft lançou o Xbox 360. Uma volta inteira porque era um aparelho que oferecia todos os serviços de mídia, uma plataforma completa. Tudo certo, até que... Xbox One, que significa a mesma coisa. O próximo Xbox se chama... apenas Xbox de novo.
Uma solução possível é colocar algum termo mais descritiva junto, caso você queira manter as metáforas e os nomes mais subjetivos. Olha a Apple. Leopard é uma versão melhor do que a Tiger e sabemos disso porque os nomes completos dessas versões são Leopard 10.5 e Tiger 10.4.
O que parece fácil (pensar na hierarquia dos produtos) pode não ser tanto assim. Como você pode ver, várias empresas grandes com alto investimento em marketing ainda enfrentam dificuldades com essa parte do branding. Nos conte se você já ficou confuso com nomes de hierarquia de produtos ou serviços e enfrentou problemas nessa área.
Se tu ficaste com qualquer dúvida ou precisas de ajuda para criar o nome da tua marca, empresa, serviço ou produto, podes nos chamar e nós ficaremos felizes em ajudar.
Não te esqueças de nos seguir nas redes sociais:
Para mais dicas, inspirações ou simplesmente bons textos para ler, lê nossos outros artigos. E não deixa de conferir o Nitrocast!
Obrigado!