Receita de Nomes de Confeitaria e Doceria

Oui, oui, caro leitor. A Páscoa, para quem vai empreender, já está chegando e está na hora de tu pensares na tua marca. Por isso, hoje nós teremos um conteúdo delicioso. Se tu venderás doces, de brownies a ovos de páscoa, seja como confeitaria ou chocolateria artesanal, este post é para ti. Pegue o cacau em pó, o leite e vamos começar a receita.

Mon amour, já te lembrarei de antemão: se tiveres dúvidas, nos contate. Ficaremos felizes em te ajudar no teu projeto. Ah, e se fores lançar um doce novo, nós temos alguns conteúdos, tais como o sobre como nomear drinks, que também podem ajudar.

O primeiro ingrediente é a decisão de quais serão os tipos de doces que tu venderás. E antes que tu simplesmente me responda "chocolate" ou "bolo", lembra-te dos nossos outros conteúdos: tu não deves nomear um produto ou serviço, tu nomeias um posicionamento.

Tu venderás doces artesanais? Apenas com bebidas alcóolicas? Veganos? Sem lactose? Caseiros ou hiper industriais? Tudo o que caracterizar o teu produto e impactar na experiência do teu cliente deve ser considerado. Porém, não caias na armadilha de cair em um nome descritivo e limitador. Pensa no que será importante para a marca e será constante, estando presente no posicionamento.

O segundo ingrediente está no modo de operação dessa confeitaria. Será uma dark kitchen? Ou serão buffets de doces? Talvez fazer apenas sob encomenda para eventos, entregando doces customizados, com enfeites e decorações tematizados. Deves ver o que nesse modo de operação é um definidor da tua empresa e não algo situacional.

Quer um exemplo? Vamos supor que decidiste, no ingrediente anterior, que serás uma chocolateria focada em chocólotras e amantes de sabores diferenciados. Podes operar com entregas mensais sob assinatura de chocolates de sabores surpresa, por exemplo.

O terceiro ingrediente é mais aberto. Quais são as outras experiências exclusivas e especiais que são vendidas junto com os teus doces? Vamos supor que tu abriste uma brigaderia! Ela pode ser uma grande exploradora de sabores inovadores, gourmets ou exóticos, sempre com um sabor novo à disposição dos clientes.

Isso é, há vários sabores de brigadeiros diferenciados por aí, como côco, caipirinha, creme brulée e muitos outros. Mas também podes focar em ser uma doceria vegana. Para reforçar o posicionamento de docinhos a favor dos animais, podes abrir uma confeitaria pet café que ajuda a encontrar lares para animaizinhos abandonados.

O quarto e último ingrediente é o público alvo. Isso definirá o tom e a personalidade do nome da marca. Na hora de te comunicares com o público, saber com quem falas definirá se usarás referências mais joviais, um tom religioso ou nomes provocativos e desinibidos.

Quando tu escolhes um público, abre-se um leque de opções de atitudes possíveis para a tua marca. Por exemplo: tu venderás para jovens? Então irás querer um nome moderno, dinâmico e antenado. Porém, esse jovem pode ser desde libertário e militante de todas as causas até religioso ultraconservador. Os dois públicos pedem uma atitude jovem, mas o tom dos dois é bem diferente um do outro.

Ao criares a marca da tua confeitaria, lembra de por que as pessoas comem doces: querem comemorar, querem lamentar, ou simplesmente não conseguem viver sem. Mas em todas as ocasiões, elas comem doces em busca de prazer. Não há uma necessidade de doces tal como de comida “que alimenta”. Doces são sobre experiência.

O que trouxemos neste conteúdo foi a direção de como pensar nos ingredientes dessa experiência. Porém, “experiência” continua sendo o termo guarda-chuva para tudo ao pensares na tua marca. Qual é o prazer que a tua doceria proporciona? 

Tua marca pode promover diversos tipos de experiência. Ela pode ser a oportunidade do cliente de se deliciar com ingredientes diferentes, de saber que aquele doce, por ser vegano, não resulta do mal de animal ou de que aqueles doces não a tiram da dieta. O que for diferencial deve ser considerado.

Se tu ficaste com qualquer dúvida ou precisas de ajuda para criar o nome da tua marca, empresa, serviço ou produto, podes nos chamar e nós ficaremos felizes em ajudar.

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