Coronavírus, Tik Tok e Fórmula de Lançamento

O que uma pandemia, uma rede social chinesa de vídeos e o 6 em 7 têm em comum? Bom, são eventos que afetam o marketing e os hábitos de consumo. Para cada um deles, uma estratégia de marketing terá que ser aplicada para que a tua marca possa prosperar. E é exatamente isso que tento trazer em meus conteúdos: a importância da marca forte.

Vamos começar falando sobre a Fórmula. Se trata de uma estratégia trazida pelo Érico Rocha. À parte de como céticos e seguidores desse modelo se posicionam quanto a ela, é fato que quando a FL surgiu e se popularizou, ela afetou o ambiente do marketing digital.

Vários clientes querem saber se tu ou a tua empresa aplicam essa estratégia tão prometida. Ou novos empreendedores surgem e, desde o primeiro momento, querem aplicá-la e sair lucrando. Só que nem sempre eles param e pensam: estratégias novas e mais eficientes surgem a cada dia e depois ficam datadas. E o que sobra depois da Fórmula de Lançamento?

O Tik Tok é uma rede social de vídeos. Eu mesmo nunca acessei e não sei se tem alguma diferença para o Snapchat ou para o Vine, nos quais eu também nunca tive login. Porém, como toda rede social e todo aplicativo, tem as suas características próprias e exige estratégias específicas para conteúdos e campanhas. Quando se produz um conteúdo para o YouTube, ele é diferente do Linkedin e do Instagram. O mesmo acontece com o Tik Tok. Como se transmite uma boa mensagem de marca independentemente da plataforma?

O coronavírus surgiu e virou pandemia. As empresas estão correndo para reagir à situação. É um momento negativo para quase todos. Sempre há quem tire vantagem, mas não é a maioria que está lucrando. Logo, as empresas estão precisando pensar em duas situações: como sobreviver à quarentena e como se preparar para quando a pandemia passar?

Há quem preveja o período após a pandemia como marcado por muitas dificuldades de recuperação, mas também há quem relate que haverá justamente um grande aumento de consumo, pois a urgência por se relacionar com pessoas e recuperar o tempo perdido resultará em ocupação de espaços comerciais. Tanto para sobreviver durante esse período, quanto para se preparar e responder ao que vier depois, é preciso reagir e planejar. O que facilitará para que qualquer estratégia aplicada possa ter uma boa estrutura e algo com que o público se importe?

O mercado é muito dinâmico. O mundo pode mudar a qualquer momento. O comportamento do público muda a cada momento. A Coca-Cola, o Burger King e outras gigantes sempre respondem bem a essas mudanças, mas não é por terem mais dinheiro. Outras marcas também encontram respostas. Quando a Happy House, uma empresa de endomarketing, dá aos seus funcionários kits anticoronavírus, ela está sendo coerente com seu posicionamento. O que há em comum entre as empresas que estão prontas para qualquer obstáculo ou mudança de comportamento dos consumidores é o investimento em um branding forte, memorável e distinto.

Quando tu montas a tua marca com um posicionamento claro e definido, ele tem uma personalidade, um coração, uma essência. É isso que permite que ele se mantenha sólido em todas as suas comunicações, que independentemente de rede social ou pandemia, as pessoas ainda enxerguem qual é o valor que tu queres passar. Assim, sempre podes contar com uma estrutura forte de marca a ser usada como base para qualquer rede social ou estratégia de vendas nova.

Por isso, antes de escolheres qual estratégia milagrosa de vendas tu aplicarás na tua empresa, em que rede social chegarás investindo com tudo, te perguntes: quem é a minha marca? qual o nome dela? qual o rosto dela? É isso que dará fundamento à tua empresa. É isso que dará força para que o teu empreendimento enfrente os obstáculos e as mudanças mais dinâmicas que acontecerem no mercado. Mudanças ocorrem a todo momento. O que fica é a tua marca.

Boa noite!

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