Pandemia vs Posicionamento

Não é momento de vender. Ninguém quer virar mês no vermelho, nós sabemos disso e não é o que estamos te sugerindo. Tu deves sim ir atrás de clientes. Porém, durante um período de crise social e econômica como esse, onde as pessoas estão simplesmente sem dinheiro para consumir, é momento de repensar os teus objetivos. É hora de te posicionar.

Antes de pensar em lucro, temos que pensar em sermos humanos. E teu posicionamento de marca tem um papel importante aqui. Empresas que se posicionarem contra as medidas de cuidado com a sociedade comprarão a imagem negativa do público, mostrando seus posicionamentos e como elas veem seu papel no mundo.

Ao mesmo tempo, empresas que forem positivas e fizerem seu papel de ajudar estarão contribuindo com a sociedade, ajudando aos outros, o que já deveria ser um objetivo. Porém, se posicionar bem também traz benefícios à empresa. Traz valor à marca. Talvez tu não vendas mais de cara, mas darás ao público a lembrança de que lado estavas.

Ao mesmo tempo, empresas que forem positivas e fizerem seu papel de ajudar estarão contribuindo com a sociedade, ajudando aos outros, o que já deveria ser um objetivo. Porém, se posicionar bem também traz benefícios à empresa. Traz valor à marca. Talvez tu não vendas mais de cara, mas darás ao público a lembrança de que lado estavas.

Podemos dar o exemplo de uma empresa daqui de Porto Alegre, o pub e confeitaria Charlie Brownie. Como diz o nome, seu carro chefe é a venda de brownies. Durante a quarentena, eles lançaram uma campanha bastante humana e interessante. Para cada entrega que fizerem, doarão um sanduíche farroupilha para uma pessoa em situação de rua.

Se trata de uma medida que não só abraça pessoas vulneráveis socialmente, mas convida a comunidade a fazer parte dessa ajuda. Eles podem não ter o mesmo poder que a Magazine Luiza, uma empresa gigante e que se posicionou muito bem, têm. Mas eles elaboraram uma campanha que traz o cliente para junto à ação.

Para não ficares boiando, a Magazine Luiza realizou ações como reduzir o custo de frete, aumentar o valor dos auxílios aos funcionários e lançar um aplicativo para ajudar as vendas de empreendedores menores. A Magazine Luiza é uma empresa grande. Charlie Brownie não tanto. Mas ambas as marcas se posicionaram com um abraço gigante à sociedade.

O Charlie Brownie, novamente, não é uma empresa do tamanho da Magazine Luiza. Se trata de um pequeno empreendedor em um bairro boêmio de uma capital. Ou seja, isso mostra que poder se posicionar não é um privilégio de empresas grandes. Qualquer empreendedor da comunidade pode se posicionar durante tempos árduos como esse.

Nós, da Nitrogênio, estamos lançando conteúdos diários, com lives, estudos e até literatura, pra te manter em casa. Aliás, lembrando: #ficaemcasa. A Tivo, grupo de economia criativa do qual a Nitrogênio e a Luz Maria, co-autora deste conteúdo, fazem parte, posta todos os dias dicas para aguentar firme a quarentena.

Enfim, o ponto é: vender em tempos de crises tão árduas como esta é extremamente difícil. Tanto por questões de sensibilidade com a situação como questões estratégicas, não é momento de se focar apenas vender e, sim, de mostrar o posicionamento da tua marca e para que ela veio. Te posiciona pelo mundo e o mundo se posicionará por ti.

Enfim, o ponto é: vender em tempos de crises tão árduas como esta é extremamente difícil. Tanto por questões de sensibilidade com a situação como questões estratégicas, não é momento de se focar apenas vender e, sim, de mostrar o posicionamento da tua marca e para que ela veio. Te posiciona pelo mundo e o mundo se posicionará por ti.

Sê humano. Inspira, age, mostra que a tua empresa não existe só para gerar dinheiro para o teu bolso. Mostra à comunidade que tu estás preocupado com ela. É o momento de ajudar ao próximo, de promover um empreendedor local e dar o ouvido a um amigo. É momento de darmos as mãos. Mas apenas metaforicamente. Evita contato físico.

Conteúdo escrito a partir da live com participação de Luz Maria.

Se tu ficaste com qualquer dúvida ou precisas de ajuda para criar o nome da tua marca, empresa, serviço ou produto, podes nos chamar e nós ficaremos felizes em ajudar.

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