Vamos ensinar uma receita de ganache vegana para usares nas ideias, então fica até o final, ok?
Quem não curte uva passa sabe o saco que é separar essa coisa do prato quando se vai comer arroz ou panetone no Natal. Agora imagina que a tua uva passa é a comida de origem animal. Saco e angústia encontrar algo que esteja dentro da tua missão de ajudar os animais, ou ao menos de se salvar de laticínios e ovos, caso tenha alergia ou intolerância.
Em 2021, como relata a Trend Hunter, líder mundial em Trends, oferecer doces e comidas veganas para o Natal é a grande tendência. A Greggs, rede de padarias britânica, largou na frente e podemos usa-la para pensar em ideias. De pães e doces a frango e bacon vegano em pratos prontos preenchem o festival vegano da padaria.
Adaptando para a realidade brasileira, panetones e chocotones, trufas, doces em geral me parecem uma boa pedida. Usar a tal ganache fica ótimo aqui. Porém, não precisa se limitar a doces, porque para isso, muitas marcas industrializadas podem, de uma forma ou outra, suprir. Pense em ceias inteiras, ou pratos únicos a serem vendidos prontos.
Receita de Ganache Vegana (aprendemos com a Chubby Vegan):
Ingredientes:
180 ml de creme de leite de castanha de caju (receita abaixo)
400g de chocolate 50% ou 60% (sem leite);
2 colheres (sopa) de rum branco (ou qualquer outra bebida alcóolica de sabor neutro);
1 colher (sopa) de óleo de coco refinado.
Modo de Preparo
Modo de preparo:
1. Esquente o creme de soja ou de castanha em uma vasilha em banho maria.
2. Adicione o chocolate picado e vá mexendo com uma espátula para que derreta até que forme um creme homogêneo.
3. Se necessário, volte rapidamente a vasilha para o banho maria, afim de derreter o chocolate. Misture o rum (o álcool nesta receita atua como conservante, o sabor não aparece na receita final).
4. Por último: adicione o óleo de coco e mexa bem. Caso o óleo não se incorpore: bata rapidamente com um fuê até ficar totalmente homogêneo.
5. Espere esfriar antes de usar (o ideal é deixar 12h descansando em temperatura ambiente).
Creme de leite vegano (também da galera da Chubby Vegan):
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de castanha de cajú (melhor se for a crua/natural);
1/4 xícara (chá) de água filtrada.
Modo de preparo:
1. Deixe a castanha de molho durante 4h ou durante a noite na geladeira. Despreze esta água (como uma alternativa mais rápida: ferva as castanhas por 15 minutos e despreze a água).
2. Ferva a água filtrada.
3. Coloque as castanhas e a água no liquidificador e bata bem, por uns 3-5 minutos (depende da potência do seu aparelho).
4. Deixe esfriar e guarde na geladeira.
E agora?
Usa a tua criatividade para produtos fantásticos novos surgirem. E esses produtos merecem uma atenção especial na hora de serem divulgados. Precisando de um conteúdo massa para apresentá-lo ao público, ou se quiser fazer da oportunidade uma marca, conte conosco para redação e criação de nomes de marcas.
Créditos: Redação Eu | Pesquisa de Tendência Trend Hunter | Receitas Chubby Vegan