Olá, querido leitor. Se tu gosta muito de futebol, deve estar de olho nos resultados dos jogos europeus de hoje, incluindo o jogo de Arsenal e Everton. Se tu gosta, ou não, também pode ter percebido que lá fora os times desportivos costumam ter nomes mais criativos do que por aqui. Hoje, vou contar a história do nome Arsenal, fazer uma avaliação e falar sobre como criar o nome de uma equipe desportiva. Então, bola pra frente:
Índice
- História do nome Arsenal
- Estudo de Caso
- Como criar nomes de time de equipes desportivas/times de futebol
- Pedido para curtir, comentar e compartilhar
1. História do nome Arsenal
Em 1886, David Danskin foi bater uma pelada com seus colegas de trabalho da Woolwich Arsenal Armament Factory e se chamaram de Dial Square. No Natal desse ano, no entanto, acharam que o nome não era bacana não, e aquele time, hoje apelidado de Gunners, resolveu mudar o nome para Royal Arsenal, em homenagem a um bar que frequentavam. Ainda bem, o nome estava ficando melhor já.
O Royal Arsenal foi o primeiro time de futebol londrino a se profissionalizar, em 1891, e pouco depois mudou o nome para Woolwich Arsenal, homenageando o distrito de origem e ainda sede. Foi o primeiro time do sul inglês a ter registro na English Football Club, ascendendo, em 1893, à segunda divisão e, em 1904, à primeira. O isolamento geográfico do bairro, no entanto, fez com que atraísse pouco público, e o Woolwich Arsenal quase faliu. Em 1910, Henry Norris comprou o time, o levou para o bairro Highbury e retirou o "Woolwich" do nome.
2. Tá, mas esse nome é bom?
Será necessário fazer um estudo reverso aqui. É preciso lembrar que nomes de marcas transmitem mensagens e, para um nome ser bom, precisa transmitir a mensagem desejada, não qualquer uma. Dito isso, não podemos avaliar se o nome consegue passar o que os fundadores queriam, porque... não sabemos o que eles queriam passar. Então, vamos ver o que o nome passa.
Ainda que tenha uma origem literal de onde os fundadores trabalhavam, Arsenal é um nome interessante. Ele transmite a ideia de que seus jogadores são ou possuem um arsenal, ou seja, um monte de armas à disposição. Se trata de uma mensagem de garra, de guerra, de força. Ainda, é um nome diferenciado de seus adversários. Ele se destaca e é uma "declaração de guerra" aos seus adversários. Se os fundadores e criadores do nome tinham intenção de mostrar uma força guerreira versátil, preparada e afiada, parabéns, é um ótimo nome.
3. Criando nome de equipe desportiva/time de futebol
Um bom nome de equipe de esporte ou e-sport ajuda a criar um senso de comunidade com os torcedores. Ou seja, as pessoas criarão uma identificação com aquele nome e vão se sentir parte daquele time. Isso pode ser visto normal e principalmente em equipes que possuem mascotes, como os times de futebol americano.
Dessa forma, principalmente no Brasil onde não há tradição de pensar de forma criativa em nomes de times de futebol, nomear essas equipes é um boa oportunidade de marketing. Para começar esse processo, é preciso identificar as características "core" da equipe, do que ela busca, do que ela acredita, do que ela é e quer ser. A partir daí, podes investigar os concorrentes/adversários, entender o padrão, fugir ou responder ao padrão, e ter um nome campeão.
Nomes que venham no plural e coletivo são interessantes, porém, se todos seguirem essa dica, teremos um novo padrão e queremos fugir dele. Palavras que evoquem sentimentos, estados de espírito, gritos de guerra, povos guerreiros. O importante é que o nome final transmita força, energia e a mensagem desejada. Como a equipe quer ser vista e temida pelos adversários? Responder a essa questão te ajuda com o nome.
4. Pedido para curtir, comentar e compartilhar
Se tu leste até aqui, só te peço uma mão: curte, comenta e compartilha o post. Se gostou, segue a gente aqui e confira outros conteúdos no Insta e no Site. Marca outras pessoas para que elas também vejam este conteúdo massa.
@nitrogenio.cria | www.nitrogeniocria.com.br
Fonte da História: Site Oficial do Arsenal