A Trend Hunter já lançou seu relatório de tendências para 2022. Hoje, veremos a primeira parte das tendências para tecnologia. Claro, muita coisa aqui pode mudar. Como vimos em 2020, o mundo é imprevisível. Ainda sim... a mudança nessas tendências podem ser adaptações, atrasos ou aceleramento de tais tendências, não um cancelamento das mesmas.
Índice:
- Tecnologia Biodegradável
- Privacidade na Tecnologia e LGPD
- BoomerTech
- Nossa opinião: Marcas de BoomerTech
- Berrante - Sistema de Gestão Pecuária - Estudo de Caso
1. Tecnologia Biodegradável
As embalagens e o plástico de feitos de caroço de manga por cientistas brasileiros podem ter ficado diretamente de fora da pesquisa da TrendHunter, mas indiretamente também fala desses itens. Se tu procuras alguém para receber investimento, vai atrás dessa galera. Temos muitas pessoas boas e, conforme contarei a seguir, devem receber a atenção.
Como a tua empresa pode usar materiais biodegradáveis?
Várias empresas estão lançando tecnologia e acessórios tecnológicos com capacidades biodegradáveis. Enquanto algumas empresas estão de olho em conceitos ambiciosos, como desktops biodegradáveis, algumas são mais simples, indo para capas de celular biodescartáveis. Isso porque o público atualmente está ciente das consequências das mudanças do clima e destruição das matas, o que resulta em uma demanda por produtos 100% sustentáveis.
2. Privacidade na Tecnologia e LGPD
Ano passado, em 2020, a LGPD tomou conta de diversos conteúdos, diversas das infinitas lives do Instagram e até agora, final de 2021, é o motivador principal de várias palestras por aí. A lei geral de produção de dados é um dos reflexos brasileiros da tendência mundial do mercado de produção de dados. Digo mercado porque já é possível ir além de oferecer privacidade como benefício adicional: é possível transformar em um serviço
Como a tua marca pode se tornar uma protetora de privacidade?
Se já tens uma marca, principalmente de tecnologia, com serviços e produtos estabelecidos, oferecer privacidade é uma vantagem que os clientes vão exigir que ofereças. Para sair na frente, vá além do mínimo, mostre como funcionam as tuas operações online, seja transparente. Mostra que tu não tens nada a esconder.
Se ainda estás planejando um serviço/produto, ou queres oferecer algo neste tópico, há exemplos a se seguir. Oferecer nuvens seguras, redes sociais e buscadores sem rastreamento (esses são difíceis, boa sorte), ou até mesmo meios das pessoas rastrearem como seus dados estão sendo expostos na internet podem ser boas ideias. A melhor e perfeita oportunidade eu não sei, e se soubesse, quem investiria seria eu.
3. BoomerTech
Há uma grande possibilidade dos leitores deste artigo serem boomers, mas por favor, não se ofendam. As tendências de teus ex colegas de escola é de terem um relacionamento similar entre si com a tecnologia, mesmo que a tua própria seja melhor. Logo, vamos falar de como é esse relacionamento. E, se não sabes o que é um boomer, já estás alguns passos atrás do que está acontecendo por aí.
Sabias que o Snapchat voltou a ser popular? O crescimento foi entre os usuários boomers. Além disso, saíram apps de vídeo e de yoga especialmente para boomers. É uma geração inteira que está aí, geralmente com carreiras já bem estabelecidas e com dinheiro para gastar.
Como a tua marca pode engajar com tal demografia tão ignorada?
Com o risco de Covid-19 sendo maior para pessoas mais velhas, as restrições de saída de casa e aglomeração são muito mais fortes para nossas cinquentonas e nossos cinquentões. Dessa forma, assim como qualquer um de nós, eles estão se adaptando para poder se manter saudáveis e conectados uns com os outros. Como consequência, há marcas oferecendo serviços online especialmente focado nessa galera mais velha.
Esses aplicativos não devem ser apenas de monitoramento de saúde. Pensa em entretenimento, informação e conexão. Pensa no que eles estão perdendo sem sair na rua, o que é mais do que pessoas mais novas estão perdendo. Escuta o que eles mais reclamam sentir falta. Começa por aí.
4. Nossa opinião: Marcas de BoomerTech
Se a tecnologia ainda é algo que causa medo ou estranheza para os públicos mais velhos, então é necessário contrabalancear com um branding mais humano, casual e conectado com coisas que eles conhecem. Cores mais agradáveis, nomes mais carismáticos e uma comunicação carismática, mas respeitosa, podem ser boas pedidas.
No naming, mais especificamente, eu evitaria palavras muito difíceis de se pronunciar. Nomes de língua estrangeira, como inglês, só são uma boa ideia se tiverem uma leitura intuitiva, o que é sim possível, como já fizemos no passado com marcas que ainda não podemos revelar (estão em processo de registro do cliente, mas em breve faremos estudo de caso). E não superestime um público pela classe social. Ainda que com acesso a maior educação, ainda é normal boomers e idosos terem dificuldade com o inglês.
5. Berrante - Sistema de Gestão Pecuária - Estudo de Caso
Esse projeto se trata de um aplicativo e sistema de gestão pecuária. Ou seja, se trata de um software para monitorar bois, vacas, e, possivelmente, outros animais da fazenda. Ele é operado por grandes, mas também médios e pequenos fazendeiros, assim como peões de diferentes graus de instrução.
Preocupados com alienar o homem do campo ao uso do aplicativo, a direção do projeto foi para que o nome representasse algo que fizesse sentido para ele. Devíamos procurar algo que participasse da vida do peão, ao mesmo tempo que representava seu melhor amigo, aquele quem o acompanharia nas tarefas do campo ao lidar com os animais. Dito e feito. Procuramos por palavras do seu ambiente comum, do que tinha à volta dele, chegando ao nome Berrante.
E aí, gostasse?
Esse é apenas o início da série. Traremos mais tendências e insights tanto da área da tecnologia quanto de outras, como alimentação, saúde, moda e arte. Sempre aliando informações altamente pesquisadas e filtradas da TrendHunter ao meu estilo mais casual, ainda que profissional de escrita, relacionando com pontos da realidade brasileira e trazendo um conteúdo próprio extra. Dá tua opinião, estou ansioso por ela!