Descobrir o retorno sobre cada um de seus investimentos é o que empreendedores geralmente querem. Ninguém quer colocar seu dinheiro no lixo. A Nitrogênio estuda e faz naming por esse motivo também: não quer colocar o teu dinheiro no lixo. Afinal, péssimos nomes custam caro.
Um nome péssimo é um obstáculo vitalício para que a tua marca gere interesse no público. Teu gasto para educar o mercado sobre o valor da tua empresa, produto ou serviço se torna bem maior do que se tivesse um nome interessante, chamativo e que gera buzz e curiosidade. O péssimo nome desperdiça dinheiro.
Ao escolher um nome descritivo, por exemplo, estarás atrapalhando as oportunidades de expansão do teu negócio no mercado. É só ver o caso de uma certa pizzaria que vendia lanches aqui em Porto Alegre. Era um local que se chamava Pizzaria & Lanches, mas isso mudou quando quiseram aumentar o repertório.
O local quis expandir o cardápio com a opção de A La Minuta. Porém, como avisar que se vende A La Minuta quando o nome diz Pizzaria & Lanches? Solução: colaram um papel no cavalete para ficar Pizzaria & Lanches & A La Minuta. Ficou feio. Ficou sujo. Um nome descritivo que limitou o lugar e solucionaram de forma horrorosa. E só piorou depois.
Péssimos nomes têm um grande poder de neutralizar o teu esforço para conquistar um lugar no mercado. E pior ainda! É capaz de não ser só entediante, mas jogar todo o teu esforço em uma direção negativa, te forçando a colocar mais e mais dinheiro para conquistar o público.
Péssimos nomes matam as pessoas de tédio. Tu passas batido, ficas invisível, ou chama a atenção de uma maneira que não quer. Tu afastas potenciais clientes. O atraso e a limitação do teu empreendimento se tornam o péssimo retorno de um investimento mal feito em naming.
Um bom nome de marca, por sua vez, gera buzz entre o público. Ele te posiciona como um protagonista, te coloca como vanguardista, diferenciado, distinto e reforça o teu valor. Com uma, duas e até três palavras, ele traz poder para a tua marca.
Um bom nome de marca chama a atenção e cativa o público. Ele evoca o posicionamento e a cultura da tua empresa para fora e para dentro. Ele serve de inspiração para que os funcionários vistam a camiseta. Ele mostra ao mercado para o que tu vieste.
Pense muito bem em quem tu depositas a tua confiança e o teu dinheiro para criar o nome da tua empresa. Pior do que criar sozinho e errar na maneira de aplicar as nossas dicas é colocar dinheiro em empresas que não sabem o que estão fazendo. É prejuízo a curto, a médio e a longo prazo.
Para escolher uma agência de naming, no entanto, existe um primeiro passo. Olhe para o nome da própria empresa. Antes mesmo do portifólio dela e de seus conteúdos, analise como ela se chama. Boas agências de Naming devem ter bons nomes. Sem essa de casa de ferreiro, espeto de pau.
Então, me deixa te fazer uma pergunta, caro leitor: o nome da agência de naming que tu queres contratar te provoca curiosidade? Te transmite alguma sensação ou mensagem?
Se tu tiveres alguma dúvida sobre o que é um nome que desperdiça o teu dinheiro, ou precisares de ajuda para criar o nome da tua marca, empresa, serviço ou produto, podes nos chamar e nós ficaremos felizes em ajudar.
Não te esqueças de nos seguir nas redes sociais:
Para mais dicas, inspirações ou simplesmente bons textos para ler, lê nossos outros artigos. E não deixa de conferir o Nitrocast!
Obrigado!