Sunburn – Como nomear um drink

Neste clima de festas de final de ano, trago aqui a dica de como tu podes nomear aquele novo drink que farás durante o Réveillon para impressionar aos teus clientes, aos teus amigos ou ao dono do bar em que tu trabalhas. Já aviso que nada sei sobre coquetelaria. O drink deixarei contigo.

O que eu te ensinarei é a fazer o teu drink se destacar no cardápio ou chamar a atenção quando um cliente escutar outro fazendo o pedido. Para isso, estudaremos o caso da bebida chamada Sunburn. Vamos dissecar o processo de como esse nome representa bem o drink.

Sunburn é um drink com dois dedos de Campari, gelo e uma garrafa de cerveja IPA. O malte da cerveja dá um sabor mais encorpado ao Campari, que é amargo e doce. O gelo combina de praxe com o Campari, mesmo que fique estranho com a cerveja. O resultado é um drink refrescante a ser apreciado sob o sol.

O nome de um drink deve harmonizar com as suas características únicas, como o seu sabor e a sua forma de consumo. No caso de Sunburn, "queimadura de sol", o drink reflete o momento perfeito para apreciá-lo devido às sensações que traz. Porém, esse é só o começo.

A cor da bebida, vermelho escuro, lembra uma forte queimadura de sol. Ou seja, a aparência da bebida (cores? borbulha? sai vapor? como se serve?), são fatores importantes para o nome do drink. Ao levá-los em conta, tu provocas no cliente uma imersão maior na experiência.

Pensa nele abrindo o cardápio e vendo o nome "Sunburn“ na lista de drinks. Ele o acha curioso, fica surpreso com os ingredientes incomuns (cerveja com gelo e Campari) e pede o drink. Tu a preparas e o que ele recebe é uma taça como a da foto de capa. Ele já faz a conexão e dá aquele estalo de que tudo faz sentido. Ainda mais se colocares a história da bebida no cardápio.

A história de origem (real ou folclórica) dos ingredientes é uma fonte de inspiração para nomeares o teu drink. E se tu contares ao teu cliente, seja cara a cara ou através do cardápio, tu dás mais vida ao drink. É uma história que os clientes ficarão interessados em conhecer e passar adiante, assim como o nome do teu bar.

No caso do Sunburn, o Campari vem da Itália ensolarada e o lúpulo da IPA, que vem da Cordilheira das Cascatas no Noroeste Pacífico. Nessa parte dos EUA, há pouca luz do sol nos meses de neve. Se tu pegas um morador desse local e o coloca em uma região ensolarada, ele certamente sofrerá uma queimadura de sol.

Nomear um drink pode ser divertido, mas também tem utilidade prática. Ele desperta curiosidade nos clientes sob um contexto tão sensorial quanto a apreciação de uma bebida. É dar valor histórico ao teu drink como único e propagar o teu bar como o seu inventor.

Se tu ficaste com qualquer dúvida ou precisas de ajuda para criar o nome da tua marca, empresa, serviço ou produto, podes nos chamar e nós ficaremos felizes em ajudar.

Não te esqueças de nos seguir nas redes sociais:

Instagram | Facebook

Para mais dicas, inspirações ou simplesmente bons textos para ler, lê nossos outros artigos. E não deixa de conferir o Nitrocast!

Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *