Esse tipo de nome (metáfora) é um dos mais poderosos no naming. Na verdade, metáforas são poderosas no branding como um geral. Transmitir a mensagem da tua marca através de representações criativas e imaginativas traz humanidade para a tua empresa e conquista o cliente através de ligações emocionais e gatilhos mentais.
Metáforas transmitem ao teu cliente como o teu produto ou serviço os beneficiar, principalmente se for tão diferente e inovador que seja difícil de se explicar. Esses benefícios são mesclados com o posicionamento e se destacam ao mostrar, com associações, a visão da marca. Além disso, metáforas são mensagens com camadas.
Claro, tu deves priorizar aquelas que transmitem a principal mensagem da tua marca. Porém, as metáforas podem transmitir várias nuances do teu posicionamento e pegar o público por diferentes ângulos.
Vamos aos exemplos? Apple, Safari e Kryptonite. A Apple é uma empresa que foca em designs simples e otimizados de aparelhos ricos em tecnologia. Uma maçã é simples e rica em nutrientes, além de ter recebido vários significados na história da humanidade. A maçã da Bíblia, a maçã da Grécia Antiga, a maçã de Newton... há diversas maçãs que trazem camadas à marca.
Safari é um navegador de internet. Ele traz de maneira forte a mensagem de que tu explorarás a rede mundial de computadores. É uma maneira melhor de fazer o que a Microsoft fez ao nomear o seu navegador "Internet Explorer". Detalhe ao fato de que explorar a internet era um conceito vanguardista na época do lançamento.
Kriptonita é a pedra de grande dureza das histórias do Super-Homem e que é o ponto fraco do homem de aço. E também é o nome de uma marca de cadeados de bicicleta. Imagino que devem ser bem resistentes já que nem o Superman consegue quebrar.
Nitrogênio serve como combustível de lançamento de foguetes e novas marcas. E também serve para criogenia, armazenando materiais e mensagens através das eras e das traduções entre línguas. Nitrogênio também nutre as plantas, assim como blogs e redes sociais. A Nitrogênio possui camadas que abrangem o posicionamento e os benefícios dos seus serviços: naming, tradução do inglês, conteúdo de redes sociais e redação.
Se tu ficaste com qualquer dúvida ou precisas de ajuda para criar o nome da tua marca, empresa, serviço ou produto, podes nos chamar e nós ficaremos felizes em ajudar.
Não te esqueças de nos seguir nas redes sociais:
Para mais dicas, inspirações ou simplesmente bons textos para ler, lê nossos outros artigos. E não deixa de conferir o Nitrocast!
Obrigado!