Tu verás sendo repetida várias vezes aqui na Nitrogênio a afirmação de que nomes curtos são mais interessantes por serem, geralmente, mais fáceis de serem lembrados pelo público. É o caso de nomes de uma a duas palavras. Porém, há nomes que não se importam com a regra e se apresentam com qualidades mesmo sendo Nomes Triplos.
Em geral, eles não têm uma pronúncia tão rápida quanto os nomes menores e não se encaixam bem no material gráfico. Porém, há como contornar esses obstáculos ou compensá-los com outras características. As principais soluções para os nomes triplos estão entre compô-los com palavras curtas, rimas ou aliterações.
MyBlogLog é um exemplo de nome triplo que podemos analisar. Ele possui uma pequena “vantagem” ao seguir duas tendências de nomes de sites ao mesmo tempo. MyBlog é semelhante a MySpace e YouYube. BlogLog é como TagJag ou SmugMug. MyBlogLog faz um jogo com duas tendências, o que pode ser uma ótima ideia.
Além disso, é um nome aliterativo. A repetição de sons ajuda a tornar o nome memorável. E as três palavras utilizadas são curtas e rápidas. Isso não quer dizer, no entanto, que esse nome não tenha problemas. Podemos resumir dizendo que foram bons caminhos, mas traçados a passos entediantes.
Por ele ser todo escrito como se fosse só uma palavra, a sua pronúncia e a sua escrita são pouco intuitivas. Sabe, é difícil entender onde seria a sílaba tônica aqui. E ainda acrescente a redundância de significados, já que "Blog“ significa "Web log".
Ao mesmo tempo, nós temos aqui mesmo no Brasil um exemplo de nome triplo que funciona muito bem. Se trata da marca de cosméticos Quem Disse, Berenice?, que é um nome comprido, mas muito interessante e memorável. Ele possui rima, aliteração e é uma frase, uma pergunta, um trecho de um diálogo que o próprio público passou a reproduzir em oportunidades convenientes.
Inclusive esse nome, Quem Disse, Berenice?, será o assunto do estudo de caso do nosso próximo conteúdo. Fica de olho para conferir as outras características desse nome que o tornam interessante. Por enquanto, vamos observá-lo menos minuciosamente.
A marca Quem Disse, Berenice? é um bom exemplo de Nome Triplo que contornou as adversidades. Ele se utiliza de técnicas para fazer o que seria um revés, o seu tamanho, se tornar em uma oportunidade de diferenciação. Porém, chegar em nomes assim não é tão simples. Tu deves te valer de estratégias e técnicas de naming como as que colocamos aqui na página e que utilizamos em nossos projetos.
Aconselho que tu foques em técnicas linguísticas para que teu Nome Triplo seja memorável. Utiliza-te de rimas e aliteração, mas também faça jogos de palavras, modifique expressões populares, qualquer coisa que faça com que as três palavras sejam, de fato, um nome só e que uma ajude o público a lembrar da outra. Assim, tu ultrapassas o obstáculo e o transformas em uma qualidade.
O Nome Triplo deve ter uma razão por trás. Tu deves ser capaz de ler o nome e pensar: essa é uma maneira ótima e única de se passar essa mensagem. Se por um lado nomes curtos costumam ser o melhor caminho, bons Nome Triplo surpreendem.
Fica atento. Em breve traremos um estudo de caso do nome Quem Disse, Berenice? e tu verás de maneira mais detalhada como um Nome Triplo pode ser bom, ainda que não seja a rota de criação mais segura. Na verdade, ela é bem truculenta.
Se tu ficaste com qualquer dúvida ou precisas de ajuda para criar o nome da tua marca, empresa, serviço ou produto, podes nos chamar e nós ficaremos felizes em ajudar.
Não te esqueças de nos seguir nas redes sociais:
Para mais dicas, inspirações ou simplesmente bons textos para ler, lê nossos outros artigos. E não deixa de conferir o Nitrocast!
Obrigado!