A Arte do Nome Artístico

Lady Gaga, Dr. Dre e Autor Atômico poderiam ser nomes de personagens. E talvez sejam, já que é praticamente um alter-ego dessas pessoas. O nome artístico ajuda cantores, escritores, atores e influenciadores digitais a se destacarem em seus nichos. Depois da live sobre marca pessoal feita com a Carine Mata, disponível no feed do Facebook, eu trago aqui a Arte do Nome Artístico.

Primeiro, como sempre, saiba que o nome artístico deve seguir os mesmos elementos básicos que um nome de marca. Lembra-te esse “alter-ego” é a tua marca pessoal, criada de forma similar a uma marca a par. Agora, vamos construir o nosso personagem:

Fonética

O primeiro passo para criar um bom nome artístico é saber que ele deve ser tão bonito quanto a arte. Ok, talvez a arte não tenha realmente um compromisso de ser bonita, já que são conceitos discutíveis e subjetivos. Porém, o teu nome artístico deve uma boa fonética. Teu nome artístico deve soar bem, ir no flow da língua como Tony Tornado, que mesmo parecendo mais jocoso, é fácil de ser lembrado devido à aliteração.

Significado

Júpiter Maçã é um nome artístico que é revolto em mistério. Em diferentes contextos, o cantor deu respostas diferentes ao significado do nome. O teu nome artístico pode ter significados explícitos ou ser de origem oculta/inventada, mas o seu significado deve transmitir sensações e sentido coerentes com a mensagem que tu queres passar. Esse significado pode ser explícito ou oculto, conforme a tua estratégia. Stevie Wonder e John Legend são exemplos de artistas que investiram nessa característica.

SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

Sim, é possível aplicar SEO em nomes artísticos. Caso tu não saibas o que SEO significa, se trata de otimizar algo, como o teu texto, o teu conteúdo ou a tua marca, para que seja encontrado com maior facilidade em mecanismos de busca, como o Google. No caso de um nome artístico, é possível se sobressair no Google ao escolher nomes icônicos e únicos, como Frank Ocean, que une duas palavras bastante comuns, mas quase nunca vistas juntas. Se tu fores só o “João”, imagina o que acontecerá quando alguém quiser pesquisar por ti no Google.

Chiclete

Para que o teu nome grude na mente dos fãs, tu deves, em primeiro lugar, analisar a concorrência e observar os padrões utilizados. Depois, fugindo deles, utiliza técnicas linguísticas, como repetição e aliteração, para que teu nome venha à mente do teu público sempre que possível. Há vários truques linguísticos que podem ser utilizados, tais como os que apresentamos aqui na Nitrogênio através de tipos e técnicas de naming.

"Respeita a minha história"

Assim como diz o meme, tu tens a tua história. E tu podes utilizá-la como fonte de inspiração para o teu nome artístico! No entanto, esse nome, por si só, deverá transmitir uma mensagem que faça conexão com o público e que seja relevante para ele. Dessa forma, tu os provoca para que perguntem sobre a história do nome para ti. Se essa história tiver alguma relevância, conta-la fará com que o teu público engaje ainda mais contigo. Já que tu és a tua marca, a história desse nome é parte da tua história, o que causa esse envolvimento do público.

Especificidades de Nicho

Livros eróticos escritos por mulheres vendem mais do que os escritos por homens. Se fores homem, um pseudônimo feminino pode te ajudar. Claro, talvez julgues uma realidade desconfortável, mas se quiseres vender, esse mercado funciona assim independente do que pensamos. Da mesma forma, influenciadores digitais e produtores de conteúdo devem estar atentos aos formatos de nomes de usuário e de identificação das redes sociais para encontrar @s disponíveis que sirvam bem ao nome artístico escolhido. Fatores como tamanho e dificuldade de leitura se fores escrever @tudojuntoeminúsculo devem ser considerados. Estuda as individualidades do teu nicho.

Sejam influenciadores digitais, cantores ou escritores, todos podem se beneficiar de um nome artístico interessante. Lógicas semelhantes podem ser utilizadas ao se escolher nomes de cargos e apelidos em empresas que investem no relacionamento dos colaboradores com o público. Para todos os casos, esse e os demais conteúdos da Nitrogênio te ajudam.

Se tu ficaste com qualquer dúvida ou precisas de ajuda para criar o nome da tua marca, empresa, serviço ou produto, podes nos chamar e nós ficaremos felizes em ajudar.

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